Web Container

Uma característica distintiva do Web Container é a sua capacidade de ser incorporado numa qualquer página web. Para além de permitir esta incorporação, o container também permite carregar automaticamente um jogo em específico ou, caso contrário, apresentar uma lista de jogos ao utilizador. Deste modo, é possível incorporar jogos directamente em páginas web e através deles recolher todo o tipo de informação sobre o jogador.

Este container foi construído com recurso a linguagens Web como Javascript e HTML, permitindo aceder à rede GameFoundry a partir de qualquer navegador de internet.

Durante o desenvolvimento deste container, foi sempre considerada a necessidade de adaptar o container aos vários ecrãs e consequentes resoluções. Assim, toda a interface é dinâmica o suficiente para manter a coerência através das várias configurações dos dispositivos com capacidade de aceder à internet.

Com o objectivo de permitir a incorporação do container em qualquer página web, o container web foi construído como um pacote externo que pode ser acoplado à página que o vai incluir. Este pacote irá então ser executado dentro de um elemento criado para o efeito do tipo iframe.

Para o incluir, a página só terá que executar uma linha de código Javascript, como por exemplo:

document.body.appendChild(document.createElement("iframe").setAttribute("src","gameFoundryContainer/index.html?game_type=quiz&game_id=189"))

Esta linha de código cria um iframe, indica ao iframe qual a página que o mesmo terá que carregar, e por último adiciona o iframe à própria página.

No exemplo anterior, foi indicado ao web container o tipo de jogo a carregar e o identificador do jogo, de maneira a carregar um jogo em específico. Se tais dados não fossem fornecidos, o web container apresentaria ao utilizador uma lista de jogos.

O web container permite ao utilizador autenticar-se, recolhe toda a informação de contexto e de jogo e implementa ainda a necessária comunicação com o SIAJ.

No caso do web container carregar um jogo em específico, e caso o utilizador não esteja ainda autenticado no sistema, este irá ser confrontado com o menu de autenticação, onde poderá identificar-se no sistema através de uma das vias disponíveis.