Game Containers

Com o objetivo de atingir uma elevada penetração no mercado, este projecto tem como alvo a maioria dos dispositivos de entretenimento existentes, mais concretamente:

  • Computadores;
  • Smartphones;
  • Tablets;
  • Televisão.

Tendo estes dispositivos como principal foco, a plataforma GameFoundry foi disponibilizada para diversos canais através dos respectivos Containers:

A rede GameFoundry contempla um sistema de gestão de utilizadores que permite obter destes um valioso conjunto de dados (demográficos, geográficos, etc.). Para poder utilizar o GameFoundry, cada utilizador precisará de estar registado, sendo que, como é comum hoje em dia, o utilizador poderá utilizar a sua conta Facebook ou Google para autenticação e autorização. Assim sendo, todos os Containers oferecem suporte e integração com estas redes.

Integração com Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no mundo. Segundo dados disponibilizados pela SocialBakers, o Facebook tem à escala global cerca de mil milhões de utilizadores e cerca de cinco milhões de utilizadores em Portugal . No último relatório da Trendstream sobre plataformas sociais referente ao último trimestre de 2012, o Facebook liderou as estatísticas com quase 700 milhões de utilizadores ativos . Integração com o Facebook é, portanto, essencial numa aplicação projectada para ter uma forte componente social.

Integração Com Google+

Depois do Facebook, o Google+ é a segunda rede social mais popular do mundo com cerca de 340 milhões de utilizadores. Para atingir uma maior penetração no mercado das redes sociais é, portanto, necessário considerar o Google+.

Considerações gerais

Da primeira vez que um utilizador acede a qualquer um dos containers será confrontado com o menu de autenticação, tendo três opções:

  1. Autenticação via Facebook;
  2. Autenticação via Google;
  3. Autenticação via rede GameFoundry.

gamefoundry_game_container_login_menu

Neste momento, só a autenticação via Facebook e Google se encontram activas, sendo que a autenticação via rede GameFoundry ainda não se encontra implementada.

Depois de autenticado com sucesso é apresentado ao utilizador uma lista de jogos, a partir da qual é possível escolher um jogo e jogá-lo.

gamefoundry_game_container_games_list

Ao escolher um jogo, é apresentado ao utilizador uma janela de confirmação de início, onde no futuro irá ser incluída informação adicional relativamente ao jogo em questão.

Quando uma partida termina é apresentado ao utilizador um ecrã de final de jogo onde o mesmo pode verificar a sua pontuação final ou partilhar a sua experiência na rede social Facebook ou Google+.

De todos os jogos que estarão implementados na versão final do projecto (Quiz, Diferenças, Memória e Palavras-Cruzadas), só o jogo do tipo Quiz foi implementado e se encontra funcional até ao momento.

Informação de Contexto

Associado à informação do jogador e da partida a enviar para o SIAJ, está a informação do contexto. Concretamente, a informação de contexto considerada relevante consiste em:

  • Identificador do Container – Identificador único para cada container.
  • Sistema Operativo – A versão do sistema operativo usado pelo jogador, como Windows, Mac, iOS ou Android;
  • Dispositivo – Os detalhes do dispositivo, nomeadamente marca e modelo. Por exemplo, iPad, iPhone, ou Samsung Galaxy S;
  • Versão da aplicação – Qual a versão da aplicação que o utilizador está a usar;
  • Localização – Indica qual a localização do utilizador. Relativamente a esta informação, recolhem-se os seguintes dados:
    • País;
    • Distrito;
    • Município;
    • Localidade;
    • Latitude;
    • Longitude.

Protótipos

Foram já desenvolvidos alguns protótipos de como poderá ser a versão final dos Game Containers.

iPhone

Launch-screen-iphone

Facebook-login-screen-iphone

iPad

Dashboard-screen-iPad-gamefoundry

Quiz-Game-screen-iPad-gamefoundry