Considerações técnicas

Este projecto reveste-se de pormenores técnicos ao nível do desenho e arquitectura da solução que trazem inovações consideráveis. Todo o sistema compreende a interacção com diversos actores que vão desde os administradores, produtores de conteúdo (jogos), editores e jogadores.

Existem alguns componentes que são essenciais em todo o projecto:

  • O GameCenter é a base de todo o sistema. É onde todo o serviço é gerido e disponibilizado. É essencialmente composto por três importantes componentes:
    • GameCore: este módulo será responsável por coordenar todo o funcionamento do GameCenter, garantindo a comunicação entre os demais componentes e armazenando toda a informação necessária para o funcionamento do sistema. Irá também fornecer uma interface usado por Administradores do sistema (UBBIN), fornecedores de conteúdos e clientes para interagirem com o sistema. Será implementado em HTML5 e Javascript usando jQuery para funções complexas como a construção dos Gamelets. Deverá ter um design apelativo e uma usabilidade adequada a um sistema deste tipo.
    • SIAJ (Sistema de Informação e Apoio aos Jogos):

      O SIAJ é o componente responsável pelo processamento de toda a informação recolhida durante a utilização do sistema. O SIAJ é um módulo independente do GameCore de forma a desacoplar o processamento de informação dos serviços de criação e “deployment” de jogos. Os resultados do processamento de informação são armazenados evitando o processamento “on demand”, o que prejudicaria a performance do sistema.

      O SIAJ será capaz de efetuar processamento estatístico e também aplicará técnicas de Data Mining, nomeadamente Clustering e Associating Rule Mining, que permitirá segmentar utilizadores do sistema baseado em vários parâmetros como idade ou localização geográfica, ou baseado no desempenho num determinado jogo. Através do Associating Rule Mining será possível identificar padrões agregados, associando ações comuns entre jogadores.

  • Gamelets: Tratam-se essencialmente de pacotes de jogos (HTML5 + Javascript), os quais serão disponibilizados para os Game Containers, os quais, por sua vez, serão desenvolvidos para cada plataforma suportada.
  • Game Containers: estes serão a parte mais visível do sistema. Serão estes que permitirão a construção das aplicações de jogos que serão usadas pelos jogadores. Os Game Containers de cada plataforma (Facebook, Google+, TV, WEB, iOS e Android) deverão ser capazes de interpretar e executar um Gamelet comum (HTML5+Javascript) de forma equivalente. Para isto será desenvolvido um SDK nativo para cada plataforma que permita o interface com funções nativas através de uma API Javascript comum a todas as plataformas.