Sobre o projeto

O consórcio

O projeto Gamefoundry é um projeto de I&D em co-promoção, que está a ser desenvolvido com a participação da empresa UBBIN Labs e do Instituto Fraunhofer Portugal. É um projecto com uma duração de dois anos, co-financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Tem como objectivos gerais a implementação de uma plataforma de criação de jogos, de gestão do conhecimento e monitorização do comportamento de pessoas com base no uso de jogos na rede, além da disponibilização de ferramentas de disseminação de jogos, de modo a promover ações de marketing menos convencionais. Pretende-se ainda que o projeto tenha uma abrangência global, em termos de línguas, áreas geográficas e plataformas.

Este projeto surgiu para colmatar a necessidade de uma plataforma de distribuição de jogos tradicionais para efeitos de publicidade direcionada e medição de impacto de ações de marketing e branding. Terá também aplicações práticas no auxílio à monitorização e aferição de saúde cognitiva através da aplicação de técnicas de data mining e information processing sobre dados de utilização de jogos.

O projeto tem os seguintes objetivos específicos:

  • Desenvolver uma plataforma tecnológica que permita a criação, gestão e disponibilização de jogos na rede, por parte de empresas ou entidades parceiras, com vista à promoção de produtos, serviços ou eventos, à recolha de informação relativa aos dados de consumo, à gestão do conhecimento e à monitorização do comportamento dos utilizadores perante os jogos;
  • Explorar técnicas de data mining e algoritmos de reconhecimento automático de padrões para analisar o comportamento e modos de uso dos jogadores e ajudar na sua caracterização;
  • Desenvolver  jogos na área do conhecimento, memória e percepção visual, torná-los sociais e explorar a sua capacidade de mobilização e transversalidade no que respeita a classes económico-sociais, faixas etárias, contexto e áreas geográficas;
  • Promover e comercializar serviços de Social Media Marketing.

 

Segurança, proteção de dados e deteção de fraude

A empresa Auditmark foi a empresa escolhida para desenvolver software de proteção de dados, consultoria na área da segurança e sistemas de deteção de fraude no âmbito do projeto Gamefoundry.

A AuditMark é uma empresa de segurança Web que tem se distinguido pela oferta de soluções tecnologicamente inovadoras baseadas em trabalho científico de qualidade.

Actualmente é principalmente reconhecida a nível internacional por ter a melhor tecnologia de protecção de aplicações Web (JScrambler). Esta tecnologia está actualmente a ser usada por empresas de renome mundial como a RSA Security (no área de segurança informática) e a Rovio (na área de Web Gaming).

A AuditMark contribuirá para o projecto GameFoundry de três formas:

1) Desenvolvendo e integrando na plataforma, tecnologia que permitirá proteger o código fonte dos módulos desenvolvidos. Este código será desenvolvido em Javascript, linguagem para a qual a AuditMark é líder mundial no que toca a protecção.

2) Desenho dos controles de segurança necessários à protecção da confidencialidade dos dados recolhidos.

3) Desenvolvimento e integração de técnicas de detecção de fraude da publicidade que será servida, recorrendo a técnicas de auditoria de tráfego Web.